2007/10/19

Casamentos


O grande dia está se aproximando. É preciso lembrar de muitos detalhes (bolo, flores, buffet, local, etc.) mas, a música é impossível de se esquecer. Ela é a alma do casamento. Aqui vão algumas perguntas freqüentes:

1. Qual critério devo usar na escolha dos instrumentos?

Existem duas "categorias" de instrumentos: os harmônicos e os melódicos. Os instrumentos harmônicos são aqueles em que se tocam várias notas ao mesmo tempo (piano, teclado, violão), os melódicos, só se executa uma nota por vez (violino, canto, flauta, violoncelo, saxofone, trompete). O ideal é que se escolha pelo menos um de cada categoria.

2. Eu gosto muito de saxofone e violino. É uma boa combinação?
O saxofone é um instrumento de sopro de grande presença que geralmente dispensa amplificação; diferente do violino. Como são ambos melódicos e de características diferentes, eles dificilmente farão uma música juntos.

3. Eu gostaria de Clarins para a entrada da noiva.

Inicialmente gostaria de explicar que quem toca clarim é inicialmente trompetista. O clarim, é uma extensão do trompete. Quanto a resposta: com certeza é uma boa escolha. O que se deve ter em mente é: casamento com clarim, se torna grandioso e exige músicas de presença.

4. Quais combinações de instrumentos mais usuais?

A combinação mais simples e certeira é violino e teclado, depois desta base, pode-se ir acrescentando por exeplo: trompete (clarim) - voz - violoncelo - flauta (não necessariamente nesta ordem). Atualmente a Violino e Cia. está oferecendo um trio de cordas (violão, violoncelo e violino) que está bem harmonioso.

5. Gostaria de contratar a Violino e Cia. mas tenho outra pessoa para indicar (por exemplo uma cantora).

Geralmente não há muitos problemas em indicar outras pessoas para comporem o grupo musical que escolheu. Mas, é importante alguns cuidados: a pessoa realmente deve ter um domínio musical (afinação, ritmo, conhecimento de tonalidades) e segurança. Com estes pré requisitos, é somente colocar a pessoa em contato com o grupo com uma boa folga de tempo. Lembre-se destes conselhos e não passará por um momento embaraçoso.

6. Como faço para escolher as músicas?

A música é uma questão muito pessoal por isso, deve-se começar a ouvir não somente escutar. O ideal é que a música tenha melodia porque quando não há variação melódica pode soar cansativa. Não se pode esquecer que, dependendo do local, algumas músicas não são aceitas. Geralmente (não é regra) existe uma música para cada entrada ou momento: pais, padrinhos, noivo, crianças, noiva, alianças, assinatura e saída. Lembrando que não é interessante colocar música de amor para pais, padrinhos e crianças. (veja sugestões)

7. Meu casamento é evangélico e gostaria de músicas da minha congregação.

Não há problema nenhum nisso. Porém, lembre-se de escolher os temas afins - música de declaração de amor para a entrada da bíblia soa estranho. Também é necessário que a música seja o mais melódica possível para não soar cansativa.

8. No meu casamento, quero cantar algo para o meu (minha) noivo(a).

Acredito que estas declarações são muito bonitas e emocionantes para ambas as partes como também para os convidados. É necessário ter nervos de aço para não chorar ou provocar choro (pode estragar a maquilagem). No mais, é só ensaiar bem e avisar previamente ao cerimonial.

9. Eu preciso de cerimonial? Estava querendo que minha tia cuidasse do meu casamento.

Por mais que a pessoa se ponha à disposição dos noivos, é muito inconveniente colocar um parente trabalhando em um dia de festa. Mesmo porque nem todos têm o conhecimento necessário para aparar o casamento. Existem vários tipos de cerimonial: aqueles que cuidam de tudo (roupas, decoração, recepção) e outros que desenvolvem um trabalho somente na igreja, dando suporte aos familiares e aos noivos, observando possíveis erros (como véu torto ou enfeite caído por exemplo). O cerimonial para os músicos serve como apoio para que as músicas comecem e terminem na hora exata. A escolha vai de acordo com a necessidade.

10. Qual a necessidade de sonorização?

É claro que um som de qualidade faz diferença em qualquer cerimônia ou evento. Geralmente é aconselhável para um local onde haja mais de 50 convidados.
Para encontrar e ouvir músicas na internet, vá em algum site de busca e digite: "nome da música + midi". Não é um som de qualidade mas serve para tirar dúvidas.

No comments: