2007/10/19

Violino e Cia.

Olá!!!

Seja bem vindo(a)!
Finalmente você encontrou em seu computador uma página que o auxiliará na seleção das músicas para seu evento. Enquanto a Violino e Cia. não conclui seu site 'com.br', abre um blog para você tirar dúvidas e escolher músicas e instrumentos.
Nós da Violino e Cia. estaremos prontos para ajudá-lo.

Perfil da Empresa

A Violino e Cia. existe há mais de dez anos no ramo de músicas ao vivo. Os músicos que fazem parte da equipe são profissionais formados e qualificados, prontos a fazer de seu evento o momento mais inesquecível de sua vida. Nós, da Violino e Cia. ficamos satisfeitos em poder fazer parte desta hora tão especial para você. Conte conosco!

Casamentos


O grande dia está se aproximando. É preciso lembrar de muitos detalhes (bolo, flores, buffet, local, etc.) mas, a música é impossível de se esquecer. Ela é a alma do casamento. Aqui vão algumas perguntas freqüentes:

1. Qual critério devo usar na escolha dos instrumentos?

Existem duas "categorias" de instrumentos: os harmônicos e os melódicos. Os instrumentos harmônicos são aqueles em que se tocam várias notas ao mesmo tempo (piano, teclado, violão), os melódicos, só se executa uma nota por vez (violino, canto, flauta, violoncelo, saxofone, trompete). O ideal é que se escolha pelo menos um de cada categoria.

2. Eu gosto muito de saxofone e violino. É uma boa combinação?
O saxofone é um instrumento de sopro de grande presença que geralmente dispensa amplificação; diferente do violino. Como são ambos melódicos e de características diferentes, eles dificilmente farão uma música juntos.

3. Eu gostaria de Clarins para a entrada da noiva.

Inicialmente gostaria de explicar que quem toca clarim é inicialmente trompetista. O clarim, é uma extensão do trompete. Quanto a resposta: com certeza é uma boa escolha. O que se deve ter em mente é: casamento com clarim, se torna grandioso e exige músicas de presença.

4. Quais combinações de instrumentos mais usuais?

A combinação mais simples e certeira é violino e teclado, depois desta base, pode-se ir acrescentando por exeplo: trompete (clarim) - voz - violoncelo - flauta (não necessariamente nesta ordem). Atualmente a Violino e Cia. está oferecendo um trio de cordas (violão, violoncelo e violino) que está bem harmonioso.

5. Gostaria de contratar a Violino e Cia. mas tenho outra pessoa para indicar (por exemplo uma cantora).

Geralmente não há muitos problemas em indicar outras pessoas para comporem o grupo musical que escolheu. Mas, é importante alguns cuidados: a pessoa realmente deve ter um domínio musical (afinação, ritmo, conhecimento de tonalidades) e segurança. Com estes pré requisitos, é somente colocar a pessoa em contato com o grupo com uma boa folga de tempo. Lembre-se destes conselhos e não passará por um momento embaraçoso.

6. Como faço para escolher as músicas?

A música é uma questão muito pessoal por isso, deve-se começar a ouvir não somente escutar. O ideal é que a música tenha melodia porque quando não há variação melódica pode soar cansativa. Não se pode esquecer que, dependendo do local, algumas músicas não são aceitas. Geralmente (não é regra) existe uma música para cada entrada ou momento: pais, padrinhos, noivo, crianças, noiva, alianças, assinatura e saída. Lembrando que não é interessante colocar música de amor para pais, padrinhos e crianças. (veja sugestões)

7. Meu casamento é evangélico e gostaria de músicas da minha congregação.

Não há problema nenhum nisso. Porém, lembre-se de escolher os temas afins - música de declaração de amor para a entrada da bíblia soa estranho. Também é necessário que a música seja o mais melódica possível para não soar cansativa.

8. No meu casamento, quero cantar algo para o meu (minha) noivo(a).

Acredito que estas declarações são muito bonitas e emocionantes para ambas as partes como também para os convidados. É necessário ter nervos de aço para não chorar ou provocar choro (pode estragar a maquilagem). No mais, é só ensaiar bem e avisar previamente ao cerimonial.

9. Eu preciso de cerimonial? Estava querendo que minha tia cuidasse do meu casamento.

Por mais que a pessoa se ponha à disposição dos noivos, é muito inconveniente colocar um parente trabalhando em um dia de festa. Mesmo porque nem todos têm o conhecimento necessário para aparar o casamento. Existem vários tipos de cerimonial: aqueles que cuidam de tudo (roupas, decoração, recepção) e outros que desenvolvem um trabalho somente na igreja, dando suporte aos familiares e aos noivos, observando possíveis erros (como véu torto ou enfeite caído por exemplo). O cerimonial para os músicos serve como apoio para que as músicas comecem e terminem na hora exata. A escolha vai de acordo com a necessidade.

10. Qual a necessidade de sonorização?

É claro que um som de qualidade faz diferença em qualquer cerimônia ou evento. Geralmente é aconselhável para um local onde haja mais de 50 convidados.
Para encontrar e ouvir músicas na internet, vá em algum site de busca e digite: "nome da música + midi". Não é um som de qualidade mas serve para tirar dúvidas.

Músicas

Aqui vai uma listagem de músicas sugeridas para casamentos e eventos as quais são amadas e conhecidas por todo o mundo:

A Bela e a Fera
All I Ask of You
Amazing Grace
Ária da 4ª Corda
Armageddon (tema)
Ave Maria (Gounod e Schubert)
Bachianas Brasileiras nº 5
Bolero de Ravel
Como é Grande o Meu Amor por Você
Con te partiró
Conquista do Paraíso
Divertissiment
Em Algum Lugar no Passado
Endless Love
E o Vento Levou
Eu sei que vou te amar
Fascinação
Greensleaves
Inverno - Vivaldi
Jesus Alegria dos Homens
Kanon
Lago dos Cisnes, O
Lendas da Paixão
Love of my life
Lullaby
March From “Aida”
Marcha Nupcial
My Way
Memory
Moon River
Music of the Nigt
Noturno - Chopin
Óde à Alegria
Perhaps Love
Pinóquio (tema)
Pompa e Circunstância
Primavera - Vivaldi
Romeo and Juliet
Se Esta Rua Fosse Minha
Sinfonia Cantata nº 156
Sobre o Arco-Íris
Tema de Paganini
Theme From Dying Yong
Think of Me
Todo Azul do Mar
Último dos Moicanos
Voluntários do Trompete

Estas músicas são apenas sugestões. O cliente tem a liberdade de escolha de diferentes músicas de acordo com o gosto pessoal. Músicas da congregação religiosa podem ser executadas de acordo com prévia combinação pois exigem pesquisa e bom conhecimento musical.
Lembre-se: para ouvir algumas destas músicas é necessário que vá a um site de busca (www.google.com.br, por exemplo) e digite: "nome da música + midi".
Existem alguns sites de empresas (em S.P.) que já apresentam estas músicas em formato midi. Como sugestão, sugiro: http://www.coraldelchiaro.com.br/musicas.htm

Bom divertimento!

Amostra de Vídeo

Festas e Eventos

Se você está pensando em fazer um jantar familiar, noivado, café da manhã ou tarde e está interessado em colocar música ao vivo, a Violino e Cia. dispõe de diversos instrumentos com músicos experientes. O repertório é vasto e de acordo com o gosto do cliente podendo variar entre músicas populares brasileiras, americanas, temas de filmes e também eruditas.

Serenatas



1. Uma apresentação onde os músicos se aproximam do homenageado fazendo uma interação com o público ou,
2. Uma apresentação onde os músicos se posicionam à distância (por exemplo embaixo de uma varanda) e tocam músicas por um determinado tempo com pouca ou nenhuma interação com o público ou o homenageado.

Para que se ocorra uma serenata, previamente são selecionadas de 5 ou 6 músicas de acordo com o gosto do homenageado e, após hora e local marcados, os músicos realizam a apresentação. A quantidade de músicas não é grande devido ao objetivo do "efeito surpresa" causado tanto ao homenageado como ao restante dos convidados. Em uma outra parte da mesma apresentação, o contratante ou os próprio músicos podem estar oferecendo flores ou lendo poesias e/ou declarações que podem ser preparadas pela própria Violino e Cia. ou pelo contratante.
A Violino e Cia. conta também com um opcional de apresentações teatrais poéticas que acontecem junto às músicas. Com certeza este é um surpreendente presente.

Músicas para Serenatas

• Como é grande o meu amor por você
• Eu sei que vou te amar
• Sozinho
• A noite do meu bem
• Tudo que se quer (tema do fantasma da ópera)
• Carinhoso
• Fascinação
• Você não me ensinou a te esquecer
• Amigos para sempre
• My way
• Moon river
• Anos dourados
• Valsa de aniversário
• Parabéns pra você